fechar
capa palestra 3

Cênicas

Carrego o que posso, faço quintal onde dá

Imagem de Calendário

27/07/25

Serviço


  • Classificação LivreClassificação Livre

  • Local

    Jardim

  • Horário

    27/07, às 17h30

  • Ingresso

    Gratuito, mediante retirada de ingresso

Sobre o projeto
entrevazios 1 (2)

No dia 27 de julho, às 17h30, no Jardim do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília (CCBB Brasília), o espetáculo teatral Carrego o que posso, faço quintal onde dá, com Coletivo Entrevazios, conta as histórias de mulheres que saíram de suas regiões em busca de uma vida melhor. Na então nova capital federal, elas tiveram a coragem de resistir e ficar. A apresentação faz parte da programação da exposição Arte Subdesenvolvida, em exibição no CCBB Brasília até 3 de agosto. A entrada é gratuita, mediante retirada de ingresso na bilheteria ou pelo site bb.com.br/cultura, e a classificação indicativa é livre para todos os públicos. O espetáculo contará com tradução em Libras e audiodescrição.

Criado a partir de uma pesquisa com mulheres que testemunharam a construção da cidade, o espetáculo conduz a plateia por uma jornada através do tempo e das memórias migrantes, que são evocadas por meio de objetos que guardam essas narrativas: bacias, lamparinas, ferros de brasa, máquinas de costura, tricô, pilões, panelas, roupinhas de bebê… Em nosso quintal, cada objeto se mostra como um convite à escuta e à atenção, formando juntos um acervo poético de memórias.

Sobre o grupo
entrevazios-2

“Este espetáculo traz uma Brasília que poucos conhecem, traz a mãe ou a avó, que sabemos estar em tantas casas, lutando para existir. E por que usamos objetos? Porque eles nos fazem falar daquilo que parece não ter importância neste mundo tão concreto. Trazemos a humanidade escondida num cotidiano que não está nos grandes museus nem nos livros de História, mas que está em nossas casas e parece ser o que faz mais sentido nas nossas vidas”, explica Sandra Vargas, premiada atriz e fundadora do Grupo Sobrevento, pioneiro em teatro de objetos no Brasil e uma referência na pesquisa de linguagem do teatro de animação dentro e fora do país.

Criado em 2014, o Coletivo Entrevazios propõe reflexões e diálogos contínuos sobre Brasília e suas poéticas, investigando as intersecções da cidade com os corpos que a atravessam. Os desdobramentos artísticos do Coletivo incluem trabalhos como: o livro de artista Entrevazios (2014); a intervenção urbana O Estrangeiro (2015); a exposição instalativa De Ver Cidade – Brasília numa caixa de brincar (2019); a intervenção poética de teatro de animação Lourença (2021); o minidocumentário Barraca de Memórias (2023); e a exposição Percursos Inventados (2023).

Sobre a mostra
coletivo-1

O conceito de subdesenvolvimento foi corrente por cinco décadas até ser substituído por outras expressões, dentre elas, países emergentes ou em desenvolvimento. “Por isso o recorte da exposição é de 1930 ao início dos anos 1980, quando houve a transição de nomenclatura, no debate público sobre o tema, como se fosse algo natural passar do estado do subdesenvolvimento para a condição de desenvolvido”, reflete o curador Moacir dos Anjos. “Em algum momento, perdeu-se a consciência de que ainda vivemos numa condição subdesenvolvida”, complementa.

A mostra, com patrocínio do Banco do Brasil e da BB Asset, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, apresenta pinturas, livros, discos, esculturas, cartazes de cinema e teatro, áudios, vídeos, além de um enorme conjunto de documentos. São peças de coleções particulares, dentre elas, dois trabalhos de Candido Portinari e duas obras de Anna Maria Maiolino. Há também obras de Paulo Bruscky e Daniel Santiago cedidas para a exposição pelo Museu de Arte do Rio (MAR).

Serviço

Carrego o que posso, faço quintal onde dá
Com: Coletivo Entrevazios
Data: 27/07, às 17h30
Duração: 50 minutos
Local: Jardim do CCBB Brasília
Acesso: Gratuito, mediante retirada de ingresso
Classificação Indicativa: Livre
Acessibilidade: Tradução em libras e audiodescrição

Veja também


capa matilde

Cênicas


Matilde

Calendário 17/07/25 a 10/08/25

Ir
capa arraia (3)

Cênicas


Fábrica de Nuvem

Calendário 23/07/25 a 10/08/25

Ir
Receba nossa programação