fechar
role 5

CCBB Educativo

Rolê Cultural Educativo CCBB

Imagem de Calendário

Permanente

Serviço


  • Classificação LivreClassificação Livre

  • Local

    Sala do Programa Educativo

  • Horário

    Os ingressos são liberados, sempre às 09h no dia de cada atividade.

Adquirir ingressos Telefone

Sobre o projeto
Visita mediada Agendada - foto de tati Reis 4

O Rolê Cultural é o Programa Educativo do CCBB Brasília. Totalmente gratuito, ele foi pensado para aproximar a arte do dia a dia das pessoas e transformar a visita ao CCBB em uma experiência criativa, sensível e inspiradora. Seja com a escola, com a família ou numa visita espontânea, o público é convidado a participar de várias atividades que acontecem por aqui: visitas mediadas às exposições, oficinas artísticas, contações de histórias, jogos, performances surpresa, experiências sensoriais e muito mais!

Vem com a gente nesse rolê cheio de arte, descobertas, reflexão e criação!

 Espaço de Jogos e Leitura
Espaço Leitura ( Cred Tati Reis ) (1)

Espaço de Jogos

Jogos de mesa ficam disponíveis na Sala do Rolê Cultural – Educativo CCBB. A equipe de mediadores oferece jogos de diversos lugares do mundo, jogos de construção, jogos tradicionais e contemporâneos inspirados em linguagens artísticas. Um verdadeiro acervo de experiências lúdicas que misturam arte e diversão.

Espaço de Leitura

Um cantinho especial dedicado aos livros e à imaginação. O Espaço Leitura convida as crianças a explorarem livros infantis que despertam a imaginação, a curiosidade e o prazerde ler. Um ambiente acolhedor, com almofadas e estantes coloridas, onde cada história é uma nova descoberta.

Faixa etária: Livre
Horários: Terça a Domingo de 9h às 21h
Capacidade: Livre
Ponto de encontro: Sala do Educativo

Rolê na Exposição
TatianaReis-01694 1 (1)

Em uma visita mediada às galerias, o grupo se depara com obras que despertam múltiplas interpretações. Para escolas, instituições e demais grupos, essa experiência promove reflexões, escuta e trocas sobre arte e cultura, a partir do contato direto com as exposições. O agendamento pode ser feito pelo site.

Faixa etária: Livre
Horários: Terça a Sexta às 9h, 10h, 10h30, 14h, 15h, 19h; Sábados às 9h
Capacidade: 44 pessoas (horários 9h, 14h e 15h com capacidade dupla: 88 pessoas)
Ponto de encontro: Sala do Educativo
Duração: 1h30

Rolê no Teatro | Rolê no Cinema
Espaço Conexão_Auber Bettinelli

Escolas e outras instituições podem marcar um rolê cultural para o teatro ou o cinema, com o acompanhamento de mediadores. A programação estará disponível no site conecta.mediato.art.br, onde também será possível fazer o agendamento.

Faixa etária: conforme atrações em cartaz no CCBB.
Horários: A definir com a produção das mostras
Capacidade: conforme atrações em cartaz no CCBB.
Ponto de encontro: Sala do Educativo
Duração: 1h

Rolê Espontâneo
Visita Mediada 1

O rolê é espontâneo porque não precisa de agendamento. É só chegar! Durante a visita o público é convidado a refletir sobre as exposições por meio de conversas e atividades interativas adaptadas para cada faixa etária. O rolê sai de hora em hora do Balcão do Programa Educativo, com retirada de ingresso na bilheteria física ou no site.

Faixa etária: Livre
Horários: Terça a Domingo, das 10h às 19h (saídas de hora em hora)
Capacidade: 30 pessoas
Ponto de encontro: Balcão do Educativo
Duração: 1h
Destaque: Aos sábados e domingos, o rolê das 15h é temático: “Território e Afetos”

Rolê Temático – Território e Afetos
Territórios e Afetos (Cred. Tati Reis) 1

No mês da “Primavera dos Museus 2025”, cujo tema é “Museus e mudanças climáticas”, o Rolê Cultural oferece uma visita às obras de arte presentes nos prédios do CCBB, para refletir sobre arquitetura, cultura e meio ambiente diante dos desafios impostos pela crise climática. Um “mapa afetivo e poético”, construído junto do público, coloca Brasília, seu entorno e o Cerrado brasileiro em foco.

Faixa etária: Livre
Horários: Sábados, Domingos e Feriados às 15h
Capacidade: 30 pessoas
Ponto de encontro: Balcão do Educativo
Duração: 1h

Rolê com LIBRAS
Visita em Libras 1

A visita com interpretação em Libras amplia o acesso às exposições para pessoas surdas, com mediação inclusiva e sensível. Um profissional fluente em Libras acompanha o grupo, promovendo diálogos e conexões com as obras expostas.

Faixa etária: Livre
Horários: Sábados às 10h
Capacidade: 25 pessoas
Ponto de encontro: Balcão do Educativo
Duração: 1h

História Contada para Bebês
A casa do bode e da onça ( Cred. Tati Reis ) (1)

Atividade voltada para crianças na primeira infância, baseada em livros e manipulação de objetos. A partir de estímulos visuais, sonoros e táteis, a experiência desperta a imaginação, o afeto e os sentidos. Tema: Bichos do Cerrado.

A casa do bode e da onça
A onça e o bode acabaram construindo uma mesma casa, sem saberem da existência um do outro, achavam que era uma força divina que construía a casa quando saiam para buscar mais material para a obra. Ao se encontrarem, percebem que os dois tinham direitos iguais sobre o “imóvel”, resolveram, muito a contragosto, morar juntos. Mas a coisa não ficaria assim! Cada um, a seu modo, aprontou mil artimanhas para tentar expulsar o outro do seu lugar.
Texto: Angela Lago
Dias: 06, 07, 20 e 21/09

Tatu do azul
Do jequitibá ao cajueiro, do jitaí ao araçá-vermelho, o jardim está num burburinho só. O tatuzinho Tuta pensa que é uma lagarta. A formiga Fara quer ser marinheira. Ninguém os leva a sério. Tatu do Azul é a história do encontro de dois bichinhos minúsculos e a busca por seus sonhos imensos.
Texto: Elias Nasser
Dias: 13, 14, 27 e 28/09

Faixa etária: De 0 a 3 anos
Horário:
10h30
Capacidade:
10 crianças + responsáveis
Ponto de encontro:
Sala do Educativo
Duração:
30 minutos

História Contada
Um conto do Boitatá_Stefane Rissoli

As crianças são convidadas a embarcar no universo da narrativa e da literatura a partir de histórias e trilha sonora criadas ao vivo. Conhecida na região Norte do Brasil, a cobra de fogo brilhante chamada Boitatá é uma figura fascinante. Dizem que ela vigia constantemente, defendendo os campos e florestas contra aqueles que tentam destruí-los com incêndios. Com sua presença flamejante, o Boitatá mantém o equilíbrio da natureza e garante a preservação desses ambientes preciosos, lembrando-nos da importância de cuidar e proteger a natureza.

Um conto do Boitatá: Conhecida na região Norte do Brasil, a cobra de fogo brilhante chamada Boitatá é uma figura fascinante. Dizem que ela vigia constantemente, defendendo os campos e florestas contra aqueles que tentam destruí-los com incêndios. Com sua presença flamejante, o Boitatá mantém o equilíbrio da natureza e garante a preservação desses ambientes preciosos, lembrando-nos da importância de cuidar e proteger a natureza.

Visita-espetáculo “Uma Coleção de Arte Brasileira”
cOLEÇÃO SETEMBRO ROLE

Apresentação teatral que conduz o público em um passeio à obras de grandes nomes como Portinari, Rubem Valentim, Burle Marx e muito mais.

No mês em que se celebra a Primavera dos Museus, os educadores-artistas do Rolê Cultural conduzem essa experiência sensível e lúdica pela Coleção de Arte Banco do Brasil, entre cenas e canções que dialogam diretamente com as pinturas, gravuras e esculturas em exibição. Os participantes são convidados a interpretar as imagens, reconhecer detalhes por trás das obras e a pensar sobre o papel da arte em nossas vidas — seus significados, memórias e afetos.

Faixa etária: Livre
Horários: Sábados, Domingos e Feriados às 11h (com retirada de ingressos) | Sextas-feiras às 11h (exclusivo para grupos agendados)
Capacidade: 30 pessoas
Ponto de encontro: Balcão do Educativo
Duração: 1h

Oficina Sensorial para Bebês Pegadas do Cerrado
Pegadas do Cerrado (Cred. Tati Reis) 1

Na oficina sensorial “Pegadas do Cerrado”, os bebês embarcam em uma trilha de descobertas. Utilizando sapatos com carimbos, criam pegadas coloridas com tinta, enquanto escutam sons dos animais do Cerrado. Ao longo do percurso, exploram formas e texturas e, ao final, desvendam qual bicho estava escondido. A atividade estimula a criatividade, a coordenação motora e os sentidos, promovendo uma vivência envolvente e divertida para os pequenos.

Faixa etária: De 0 a 3 anos
Horários: Sábados, Domingos e Feriados às 10h30
Capacidade: 10 crianças + responsáveis
Ponto de encontro: Sala do Educativo
Duração: 30 minutos

Oficina de Desenho – Volume (Luz e Sombra)
Desenho Luz e Sombra (cred. Fanis) 1

Nesta oficina prática serão apresentadas técnicas fundamentais de luz e sombra em desenhos para criar a sensação de volume. Por meio da observação de objetos e exercícios dirigidos, os participantes exploram e aprendem modos de representar imagens no papel.

Faixa etária: A partir de 8 anos
Horários: Terça a Domingo às 19h
Capacidade: 20 pessoas
Ponto de encontro: Sala do Educativo
Duração: 1h

Oficina Brincar e Bordar
Brincar e Bordar (Cred. Tati Reis) 1

O bordado é uma linguagem da arte contemporânea que teve grande importância para muitas mulheres. Nesta oficina, vamos aprender os princípios básicos dessa técnica e conhecer obras de arte criadas com ela. Ao final da série de encontros, vamos construir uma obra colaborativa.

Faixa etária: A partir de 6 anos
Horários: Sábados, Domingos e Feriados às 14h e 17h
Capacidade: 20 pessoas
Ponto de encontro: Sala do Educativo
Duração: 1h

Oficina Construção de Câmara Escura
Camera Escura_SET_Stefane Rissoli (1)

Nesta oficina, os participantes aprendem a montar uma câmara escura — dispositivo óptico que deu origem à fotografia. A atividade ajuda a compreender como a luz forma imagens e dialoga com a exposição Vetores e Vertentes – Fotógrafas do Pará, revelando as origens do olhar fotográfico.

Faixa etária: A partir de 10 anos
Horários: Sábados, Domingos e Feriados às 13h e 16h
Capacidade: 20 pessoas
Ponto de encontro: Sala do Educativo
Duração: 1h

Oficina de Colagem
Colagem Setembro_ Stefane Rissoli

Nesta oficina, os participantes criam uma grande colagem coletiva a partir de imagens da exposição Vetores e Vertentes – Fotógrafas do Pará. Em grupos, exploram a colagem como forma de expressão e construção visual. O resultado é uma obra feita por muitas mãos, que revela diferentes olhares e formas de criar. Ao final, os participantes são convidados a registrar a colagem em fotos, antes que ela seja desfeita.

Faixa etária: A partir de 10 anos
Horários: Sábados, Domingos e Feriados às 13h e 16h
Capacidade: 20 pessoas
Ponto de encontro: Sala do Educativo
Duração: 1h

 Espaço Conexão
Espaço Conexão (Cred. Tati Reis) (1)

O Espaço Conexão é uma estação interativa pensada para estimular a criatividade, a experimentação e o diálogo com os conteúdos das exposições. Nele, o público é convidado a explorar painéis montáveis, grandes quebra-cabeças e outros dispositivos interativos. Um espaço de encontro e troca, onde aprender é brincar e criar.

Faixa etária: Livre
Horários: Terça a Domingo, das 9h às 20h30
Capacidade: Livre
Ponto de encontro: Sala do Educativo
Duração: Livre

Banda Surdodum
surdudom set

Celebrando o Setembro Azul, mês dedicado à conscientização e celebração da comunidade surda, suas conquistas e desafios, apresentamos a Banda Surdodum. Sob coordenação da artista e educadora Ana Lúcia Soares, a banda é formada por jovens com diferentes graus de deficiência auditiva que tocam instrumentos de percussão, dançam, cantam e não saem do ritmo. Além das canções de domínio público, o repertório apresenta canções autorais expressas em libras e movimentos corporais.

Faixa etária: Livre
Horários: Dia 14/09 das 16h30 às 18h
Capacidade: Livre
Ponto de encontro: Próximo ao Casulo
Duração: 1h30

Mídia
Receba nossa programação