Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdo de acordo com a nossa Política de Privacidade .
Clique em "Configurar cookies" para gerenciar suas preferências.
Fechado
Biblioteca, 5º andar
Quarta a segunda, 9h às 20h
Entrada gratuita. Não é necessário retirar ingresso.
No hall da Biblioteca do Banco do Brasil, você encontra a exposição Sociedade dos Cem Bibliófilos do Brasil. Trata-se de um valioso conjunto de livros, considerado como obras raras.
Intelectuais, empresários e figuras da sociedade se reuniram, em meados do século XX, para produzir e editar anualmente obras de grandes autores da literatura brasileira, com ilustrações de notáveis artistas plásticos.
No local, podem ser observados clássicos da literatura brasileira como os livros:
Memórias Póstumas de Brás Cubas do escritor carioca Machado de Assis que foi ilustrado pelo artista plástico paulista Cândido Portinari,
A Morte e a Morte de Quincas Berro d’Água do escritor baiano Jorge Amado com ilustrações do pintor carioca Di Cavalcanti,
O Compadre de Ogum também escrito por Jorge Amado, mas com ilustrações do pintor conterrâneo Mario Cravo, sendo esta, a última publicação da Sociedade dos Cem Bibliófilos do Brasil.
O grupo foi formado em 1943 por iniciativa do colecionador de arte Raymundo de Castro Maya e era composto por cem personalidades importantes da época. A exposição é fruto de um importante resgate histórico e artístico.
Essa ação é mais um projeto do CCBB RJ que celebra o Rio como Capital Mundial do Livro, título dado, neste ano, pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura).
Visite a biblioteca no 5° andar e conheça a exposição, salão de leitura, salão infantojuvenil e parte do nosso acervo que possui mais de 250 mil itens.