Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdo de acordo com a nossa Política de Privacidade .
Clique em "Configurar cookies" para gerenciar suas preferências.
Aberto
Teatro III
Quarta a sábado, 19h | Domingo, 18h
Ingressos gratuitos na bilheteria ou pelo site
Uma das maiores referências do teatro maranhense, a Pequena Companhia de Teatro chega ao CCBB com uma série de atividades que documentam duas décadas de trajetória, marcada por uma obra reflexiva e comprometida com a democratização da cultura e o cuidado com o meio-ambiente.
A Ocupação da Pequena Companhia de Teatro vai reunir os espetáculos “Velhos caem do céu como canivetes”, a partir da obra de Gabriel García Márquez, “Pai & Filho”, a partir da obra de Franz Kafka, “Ensaio sobre a memória”, a partir da obra de Jorge Luís Borges e “Desassossego”, a partir da obra de Fernando Pessoa.
Haverá debates nos dias 03, 17 e 31/05 e 07/06, após as apresentações, e sessões Inclusivas (com intérprete de libras) nos dias 27/04, 11 e 25/05 e 8/06, aos domingos, às 18h.
Velhos caem do céu como canivetes
Um ser alado cai no quintal de um ser humano. É a partir dessa premissa que a narrativa se desenvolve. O ser humano, um catador de lixo que tenta sobreviver à miséria que assola sua família, vê sua rotina mudar com a queda de um ser alado em seu quintal. O espanto inicial dá lugar à necessidade de identificar o estranho ser, gerando um permanente questionamento quanto à definição do ser alado. Seria um anjo? Um frango? Um delírio provocado pela fome? É nessa teia que o espectador é convidado a se equilibrar, enquanto os dois seres se digladiam em um intenso confronto dialético. O exílio forçoso de um, e a miséria do outro, pontuam a trama, que apresenta um cenário pós-apocalíptico permeado de desesperança. Um ser alado e um ser humano, no abismo de suas percepções, preconceitos, medos e dúvidas.
Dias: De 24/04 a 05/05
Horários: quinta, sexta, sábado e segunda, às 19h, domingo, às 18h
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: 12 anos
Pai & Filho
O espetáculo utiliza uma linguagem crua e visceral para discutir as relações de poder, originadas na estrutura familiar e disseminadas na constituição sociocultural contemporânea. Na peça, um homem aprisionado e oprimido pelo poder do pai, procura enfrentá-lo, mas seu discurso não consegue quebrar a hierarquia familiar, impedindo que um diálogo aberto se estabeleça. A encenação disponibiliza um espaço para a discussão sobre o conflito de gerações e a relação de dependência utilizada no seio familiar como instrumento de poder.
Livremente inspirado no conto “Carta ao Pai”, de Franz Kafka
Dias: De 8 a 19/05
Horários: quinta, sexta, sábado e segunda, às 19h, domingo, às 18h
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: 12 anos
Ensaio sobre a memória
Um escritor e sua assistente iniciam uma pesquisa para a escrita de um novo conto. O objeto de pesquisa é um senhor que se engajou contra um regime militar latino-americano e foi torturado. Por não resistir à tortura entregou seus pares, e passou a vida esperando uma segunda chance para remediar essa fraqueza. Mas como Deus não pode fazer com que o que foi não tenha sido, a peça mergulha em um labirinto de narrativas: conflitos de versões, memórias ficcionais, e suspeição histórica escondem um fim inesperadamente revelador.
Livremente inspirado no conto “A outra morte” de Jorge Luís Borges
Dias: De 22/05 a 02/06
Horários: quinta, sexta, sábado e segunda, às 19h, domingo, às 18h
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: 14 anos
Desassossego
“Desassossego” é um convite para o espectador mergulhar em uma experiência cênica sensorial, emotiva, divertida e provocadora. Luciana Duarte e Jeyzon Leonardo são personagens de si mesmos em uma comédia constrangedora para sorrisos amarelos, encenada por Marcelo Flecha. Na busca pela cena perfeita, tentando construir um novo espetáculo, eles convidam o espectador a invadir um processo de montagem, e ver de maneira escancarada todos os desassossegos, descompassos e descaminhos do mundo teatral, se deparando com a metáfora perfeita do que é a vida humana cotidiana, no seu aspecto mais puro. Afinal, nem o teatro imita a vida, nem a vida imita o teatro, tudo faz parte do mesmo caos: “Fazer teatro é um novo nascimento. E daqui pra frente tudo é obstáculo…”.
Livremente inspirado no “Livro do desassossego” de Fernando Pessoa
Dias: De 05 a 09/06
Horários: quinta, sexta, sábado e segunda, às 19h, domingo, às 18h
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: 14 anos