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Cinema

Cinemateca do MAM no CCBB

Imagem de Calendário

01/08/25 a 31/08/25

Serviço


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  • Local

    Cinema II

  • Horário

    A marcação de assento é válida até o início da sessão.

  • Ingresso

    Entrada gratuita. Retirada de ingressos a partir das 9h, no dia da sessão.

Adquirir ingressos Telefone
O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e a Cinemateca do Museu de Arte Moderna
(MAM) estão fortalecendo seus laços institucionais ao renovar a parceria pra programação cinematográfica em 2025. 
O cinema do CCBB Rio de Janeiro será palco de diversas atividades culturais organizadas pela Cinemateca, com colaboração técnica e institucional do CCBB, com destaque para exibições de filmes e ações formativas. 
Esta união entre duas importantes instituições culturais do Rio de Janeiro visa promover o intercâmbio cultural e ampliar o acesso à arte e ao cinema, fortalecendo a cena cultural da cidade.
 
A programação do mês da Cinemateca traz ao CCBB a mostra “Casulo ao Mar”, do cineasta, pesquisador e crítico Marcelo Ikeda, que já produziu mais de 50 obras audiovisuais, entre curtas, videocartas e longas. A retrospectiva, curada pelo próprio realizador, reavalia a sua trajetória ao longo dos últimos 25 anos. A mostra será complementada pelo curso “Processos de criação”, ministrado pelo diretor.  
 
Agosto conta também com a mostra “Realismos radicais”, que apresenta o percurso das narrativas realistas na história do cinema, passando por obras tão diversas como “É tudo verdade” (1993), filme inacabado de Orson Welles, “Ladrões de bicicletas” (1948), de Vittorio De Sica, “A batalha de Argel” (1966), de Gillo Pontecorvo, e “Não matarás” (1988), de Krzystof Kieslowski, entre outros. 
 
 
 
Curadoria: Marcelo Ikeda e Hernani Heffner

PROGRAMAÇÃO

SEX 1 AGO

17h Realismos: Nanook, O Esquimó (Nanook of the North), de Robert Flaherty. França/EUA, 1922. Com Allakariallak, Alice Nevalinga e Cunayou. 78’. Legendas em português. Exibição em MP4. Classificação indicativa Livre.

A vida do inuque Nanook e sua família no Círculo Ártico é acompanhada e registrada por um cineasta ao longo de um ano.

 

SAB 2 AGO

14h Realismos: É Tudo Verdade (It’s all true: based on an unfinished film by Orson Welles), de Richard Wilson, Bill Krohn e Myron Meisel. França/EUA, 1993. Narração Miguel Ferrer. Com Raimundo “Tatá” Correia Lima, Grande Otelo e Carmen Miranda. 89’. Legendas em português. Exibição em MP4. Classificação indicativa 10 anos.

Registro do processo de criação do projeto inacabado de um filme pan-americano, concebido dentro do contexto da Política de Vizinhança dos Estados Unidos da América e da Segunda Guerra Mundial, assim como das situações e questões que opuseram o diretor Orson Welles ao estúdio RKO e ao governo ditatorial brasileiro. O longa reconstitui um dos episódios originais, intitulado “Quatro homens e uma jangada”, rodado de forma independente no Ceará com uma equipe brasileira.

 

17h Realismos: Ladrões de Bicicletas (Ladri di biciclette), de Vittorio De Sica. Itália, 1948. Com Lamberto Maggiorani, Enzo Staiola e Lianella Carell. 89’. Legendas em português. Exibição em MP4. Classificação indicativa 10 anos. Sessão em homenagem a Enzo Staiola (1939-2025).

Na Itália da pós-guerra a bicicleta de um homem da classe trabalhadora é roubada. Ele e o filho partem para encontrá-la.

 

DOM 3 AGO

14h Realismos: Que Viva Mexico! (Да здравствует Мексика!/Da zdravstvuyet Meksika!), de Grigori Alexandrov e Nikita Orlov. URSS, 1979. Narração Sergei Bondarchuk. Com Félix Balderas, Sara García, Martín Hernández e David Liceága. 104’. Legendas em português. Exibição em MP4. Classificação indicativa 14 anos.

Versão reconstituída do projeto inacabado e jamais montado de Sergei Eisentein sobre a história e a cultura do México, feita pelo assistente de direção da produção original estadunidense, Grigori Alexandrov, com base nos story-boards, anotações e memórias pessoais do filme.

 

17h Realismos: O Mundo Descolado (The cool world), de Shirley Clarke. EUA, 1963. Com Rony Clanton, Carl Lee e Yolanda Rodríguez. 105’. Legendas em português. Exibição em MP4. Classificação indicativa 14 anos.

Um retrato da comunidade negra do bairro novaiorquino do Harlem, com suas gírias, gangues, música, drogas, pobreza, preconceitos, violência e perspectivas.

 

SEG 4 AGO

17h Realismos: A Porta Aberta (الباب المفتوح/El-Bab el-Maftuh), de Henry Barakat. Egito, 1963. Com Faten Hamama, Hassan Youssef e Shouweikar. 104’. Legendas em português. Exibição em MP4. Classificação indicativa 12 anos.

Laila participa de protestos estudantis reivindicando a autonomia das mulheres em seus diferentes papéis e vidas, se confrontando com o pai à moda antiga e a obrigação de casar.

 

QUA 6 AGO

17h Realismos: A Grande Cidade (মহানগর/Mahanagar), de Satyajit Ray. Índia, 1963. Com Anil Chatterjee, Madhavi Mukherjee e Jaya Bachchan. 136’. Legendas em português. Exibição em MP4. Classificação indicativa 14 anos.

A vida em casa muda quando uma dona de casa de uma família conservadora de classe média de Calcutá consegue um emprego como vendedora.

 

QUI 7 AGO

17h Realismos: A Batalha de Argel (La battaglia di Algeri), de Gillo Pontecorvo. Itália/Argélia, 1966. Com Brahim Hadjadj, Jean Martin e Yacef Saadi. 121’. Legendas em português. Exibição em MP4. Classificação indicativa 14 anos.

Nos anos 1950, o medo e a violência aumentam à medida que o povo da Argélia luta pela independência do governo francês.

 

SEX 8 AGO

17h Realismos: A Margem, de Ozualdo Candeias. Brasil, 1967. Com Mario Benvenutti, Valéria Vidal e Bentinho. 96’. Exibição em MP4. Classificação indicativa 12 anos.

Trágicas histórias desenrolam-se entre dois casais, que perambulam entre as margens do rio Tietê e o centro de São Paulo.

 

SAB 9 AGO

14h Realismos: Vida em Família (Family life), de Kenneth Loach. Reino Unido, 1971. Com Sandy Ratcliff, Bill Dean e Grace Cave. 89’. Legendas em português. Exibição em MP4. Classificação indicativa 16 anos.

Uma família é destruída pelo aborto forçado da filha. Ao se rebelar contra a família e suas normas tradicionais, autoritárias e típicas da época, ela é hospitalizada e maltratada.

 

17h Realismos: Barry Lyndon, de Stanley Kubrick. Reino Unido/EUA, 1975. Com Ryan O’Neill, Marisa Berenson e Patrick Magee. 181’. Legendas em português. Exibição em MP4. Classificação indicativa 14 anos.

Um irlandês conquista o coração de uma viúva rica e assume a posição aristocrática do falecido marido na Inglaterra do século XVIII.

 

DOM 10 AGO

14h Realismos: Carta Camponesa (Kaddu beykat), de Safi Faye. Senegal, 1975. Com Assane Faye, Maguette Gueye e Safi Faye. 95’. Legendas em português. Exibição em MP4. Classificação indicativa 14 anos.

Ngor é um jovem camponês que deseja se casar com Columba. A seca contínua no vilarejo afetou a safra de amendoim e, como resultado, Ngor não tem como oferecer o dote em dinheiro.

 

17h Realismos: Crônica dos Anos de Fogo (Ahdat Sanawovach El-Djamr), de Mohammed Lakhdar-Hamina. Argélia, 1975. Com Yorgo Voyagis, Larbi Zekkal e Cheikh Nourredine. 177’. Legendas em português. Exibição em MP4. Classificação indicativa 16 anos.

A evolução histórica do movimento nacional de libertação da Argélia, contra a colonização francesa iniciada em 1830.

 

SEG 11 AGO

17h Realismos: Não Matarás (Krótki film o zabijaniu), de Krzystof Kieslowski. Polônia, 1988. Com Miroslaw Baka, Krzysztof Globisz e Jan Tesarz. 86’. Legendas em português. Exibição em MP4. Classificação indicativa 16 anos.

Um jovem desempregado mata um motorista de táxi e um advogado recém formado é designado para defendê-lo.

 

QUA 13 AGO

16h30 Casulo ao Mar – Cartas 1: Carta ao Ceará #2. Brasil, 2009. 12’. + Carta ao Ceará #3. Brasil, 2009. 10’. + Carta ao Ceará #4. Brasil, 2009. 4’. + Carta ao Ceará #5. Brasil, 2009. 3’. Carta ao Ceará #06. Brasil, 2009. 10’. Videocarta. Com Marcelo Ikeda. + Carta do Ceará #01. Brasil, 2011. 8’. Videocarta. + Carta do Ceará #2. Brasil, 2013. 3’. Videocarta. Com Coletivo Alumbramento. Exibição em MP4. Classificação indicativa 12 anos.

 

Carta ao Ceará #2:

Naquela fria noite em minha casa. Me lembrei de alguns de vocês. Estava só e me aqueci com uma canção, enquanto dormia. 

 

Carta ao Ceará #3:

Quando estive em Muniz Freire, me lembrei de alguns de vocês. Dois caminhos. Entre o campo e a cidade. Entre os passos e as roldanas.

 

Carta ao Ceará #4:

Quando estive em Parati, me lembrei de alguns de vocês. Entre os cachorros e os pombos, um olhar. Filmar é escolher. Deixar de fora. Como a vida.

 

Carta ao Ceará #5:

Quando estive em Parati, me lembrei de alguns de vocês. E do Five do Kiarostami.

 

Carta ao Ceará #06:

Na Taíba, me lembrei de vocês. Somos pequenos diante do mundo, mas somos. Vivemos nas bordas do quadro. 

 

Carta do Ceará #1:

Quando saí de lá, me lembrei de vocês e deixei uma janela aberta. Uma despedida do Dona Bela, minha primeira casa em Fortaleza

 

Carta do Ceará #2:

Um grupo de amigos tocam. Enquanto isso, vivem. E eu os observo.

 

18h Casulo ao Mar – Curtas 1 / Narrativas ficcionais e políticas: O posto, de Marcelo Ikeda. Brasil, 2005. Com Rodrigo Oliveira, Bruno Ferrari e Filipe Cangussú. 15´. + O homem que virou armário, de Marcelo Ikeda. Brasil, 2015. Com Andréia Pires, Rômulo Braga e Karla Karenina. 22´. + Um assunto meio delicado, de Marcelo Ikeda. Brasil, 2016. Com Evan Teixeira, Dyego Stefann e Marcelo Ikeda. 18´. + Impávido colosso, de Fábio Rogério e Marcelo Ikeda. Brasil, 2018. Filme de arquivo. 15´. + O brado retumbante, de Fábio Rogério e Marcelo Ikeda. Brasil, 2016. Filme de arquivo. 25´. Exibição em MP4. Classificação indicativa 16 anos.

 

O posto:

Num local completamente deserto, um guarda vigia uma enorme caixa de madeira cujo conteúdo não pode ser revelado. Com a chegada de um misterioso viajante, o guarda passa a questionar qual o sentido de sua missão. 

 

O homem que virou armário:

Obcecado pelas tarefas rotineiras e mecânicas de seu ambiente de trabalho, um funcionário acaba se transformando em um dos armários da repartição. Uma colega de trabalho, que sempre foi apaixonada por ele, tenta bolar uma estratégia para trazê-lo de volta à sua condição humana.

 

Um assunto meio delicado:

Evan precisa falar de um assunto meio delicado com sua mãe, com seus professores, com seu amigo Gustavo, mas nunca consegue se expressar muito bem. Ele tenta fazer um filme, mas fracassa. 

 

Impávido Colosso:

A partir de uma montagem da propaganda política obrigatória para a eleição presidencial de 1989, o filme apresenta um debate da política no país por meio de uma reflexão sobre os discursos dos principais candidatos e sua atualidade nos rumos políticos do Brasil hoje.

 

O brado retumbante:

A partir de uma montagem da propaganda política obrigatória para a eleição presidencial de 2014, o filme apresenta um debate dos rumos políticos do país através de uma reflexão sobre os discursos dos principais candidatos e sobre o papel da imagem na construção desses discursos.

 

QUI 14 AGO

14h CURSO Processos de Criação. Com o professor de Cinema e Audiovisual Marcelo Ikeda. Aula 1.

16h30 Casulo ao Mar – Cartas 2 (Cartas do Ceará 2016 + Cartas Avulsas): Carta do Ceará 2016 #01. 4´. Carta do Ceará 2016 #02. 5´. Carta do Ceará 2016 #03. 3´. Carta do Ceará 2016 #04. 4´. Carta do Ceará 2016 #05. 8´. Videocartas realizadas por Marcelo Ikeda. Brasil, 2016. + Tuca no parque (Carta para Dellani Lima), Brasil, 2013. 8´. + Fortaleza é um ovo (Carta para Sara Síntique). Brasil, 2014. 3´. + Valpo (ou paisagem como rosto) (Carta para Diego Hoefel). Brasil, 2013. 10´. + Nascer e florescer (Carta para Beth Miranda e Vânia Catani). Brasil, 2011. 3´. Videocartas de Marcelo Ikeda. Exibição em MP4. Classificação indicativa 16 anos.

 

Carta #1:

Um final de semana com o Coletivo CUAL em Salvador, comemorando meu “aniversário”. Sorria, por favor. 

 

Carta #2:

Uma festa noturna em Olinda, com alunos e professores do curso de cinema da UFPE. Se beber, não jogue sinuca. 

 

Carta #3:

Fim de noite, início de dia, no encerramento da Mostra de Cinema de Gostoso, em São Miguel do Gostoso (RN). Juntos somos mais fortes. 

 

Carta #4:

Uma palestra e um bar, com Yuri Firmeza, entre a arte e a vida. Um encontro entre professores e alunos em Fortaleza. Uma despedida. 

 

Carta #5:

Três momentos no trabalho e na vida de Wanderson Lima, em Teresina (PI). No esporte, diferentemente da vida, é preciso haver um vencedor. E a decisão é por pênaltis. 

 

Tuca no parque:

Visita ao Inhotim com Ana Moravi e Dellani Lima. Criação, vida, arte, brincadeira, jogo. 

 

Fortaleza é um ovo:

Performance de Sara Síntique, realizada no Passeio Público, em Fortaleza. 

 

Valpo:

Diego Hoefel defendeu sua dissertação de mestrado sobre o rosto como paisagem. Ao visitar Valparaíso, ofereci um contraponto: “a paisagem como rosto”.

 

Nascer e florescer:

“A nossa vida é nascer e florescer / Para mais tarde, morrer!” Manacéa. 

 

18h Casulo ao Mar – Curtas 2 / Íntima Solidão: Alvorecer. Brasil, 2002. Experimental. Com a voz de Marcelo Ikeda. 8´. + É hoje. Brasil, 2006. Filme-ensaio. 4´. + Um filme abstrato parte III (eu te amo). Brasil, 2006. Experimental. Com Marcelo Ikeda. 9´. + Diário de uma prostituta. Brasil, 2008. Com a voz de Marcelo Ikeda. 11´. + Isabella. Brasil, 2008. Com a voz de Marcelo Ikeda. 6´. + Carta de um jovem suicida. Brasil, 2008. Com Cristina Aché e Franco Almada. 25´. + Abismo. Brasil, 2005. Com Marcelo Ikeda. 20´. Todos os filmes dirigidos por Marcelo Ikeda. Exibição em MP4. Classificação indicativa 16 anos.

 

Alvorecer:

Um musical desafinado. Um estudo sobre a solidão, a intimidade e o distanciamento do olhar. 

 

É hoje:

A partir de fotografias e imagens capturadas por uma câmara de celular, um outro olhar sobre os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro. 

 

Filme abstrato III: eu te amo:

Eu te amo. Eu preciso te amar. 

 

Diário de uma prostituta:

A rotina do trabalho, a despedida da família e os sonhos de uma mulher.

 

Isabella:

Um pai acusado da morte da própria filha faz uma declaração incondicional de amor. Baseado na carta pública escrita por Alexandre Nardoni em sua prisão preventiva. 

 

Carta de um jovem suicida:

Uma mãe chega ao apartamento de seu filho e encontra uma carta de suicídio endereçada a ela. Ela precisa enfrentar as consequências dessa carta em sua vida. 

 

Abismo:

Um homem se coloca em frente ao espelho de seu banheiro e experimenta sensações e sintomas em torno de seu próprio corpo.

 

SEX 15 AGO

14h CURSO Processos de Criação. Com o professor de Cinema e Audiovisual Marcelo Ikeda. Aula 2.

 

16h15 Casulo ao Mar – Curtas 3 / A Rotina da Criação: Cinediário, de Marcelo Ikeda. Brasil, 2004. Com Felipe Nepomuceno. 22´. + Auto-Retrato do artista durante a gestação, de Marcelo Ikeda. Brasil, 2005. Com Marcelo Ikeda. 16´. + Sabi, de Dellani Lima e Marcelo Ikeda. Brasil, 2011. Documentário. Com Alexandre Veras, Danilo Carvalho, Ivo Lopes Araújo, Irmãos Pretti e Thais Campos. 16´. + Natal, de Marcelo Ikeda. Brasil, 2005. Narração Marcelo Ikeda. Com a família Ikeda. 15´. + Tesouro do samba, de Marcelo Ikeda. Brasil, 2004. Documentário. Com Cadu. 20´. Exibição em MP4. Classificação indicativa 12 anos.

 

Cinediário:

A rotina do trabalho de um artista que grava a mesma cena da janela de sua casa, no mesmo horário, durante uma semana. 

 

Auto-retrato:

Os dilemas interiores do artista por meio de um deboche autoirônico, ao mesmo tempo em um ritual de purificação.

 

Sabi:

O cotidiano dos artistas do Coletivo Alumbramento, por meio de uma relação íntima entre um modo de viver e de criar. 

 

Natal:

O natal da própria família do realizador em uma simulação paródica de um filme infantil da fase silenciosa. 

 

Tesouro do samba:

A rotina do compositor Cadu no dia da grande final da escolha do samba-enredo da Mangueira para o Carnaval de 2014.

 

18h Casulo ao Mar – Longas 4: Entre mim e eles, de Marcelo Ikeda. Brasil, 2013. Filme-ensaio. 80´. Exibição em MP4. Classificação indicativa Livre.

Quatro amigos se reúnem para fazer um filme. Filme-carta, filme-diário, filme-de-arquivo, filme-de-garagem sobre o processo de filmagem de Os monstros (2011), de Guto Parente, Luiz e Ricardo Pretti e Pedro Diógenes.

 

SAB 16 AGO

14h CURSO Processos de Criação. Com o professor de Cinema e Audiovisual Marcelo Ikeda. Aula 3.

 

16h30 Casulo ao Mar – Curtas 4 / Experiências 1: Depois da noite. Brasil, 1999. Silencioso. Com Victor Gil. 19´. + Casulo. Brasil, 2000. Com Marcelo Ikeda. 8´. + Na lata. Brasil, 2000. Experimental. 1´. + Entremeio. Brasil, 2002. Experimental. 12´. + Um filme abstrato – parte I. Brasil, 2005. Experimental. Silencioso. 10´. Todos os curtas dirigidos por Marcelo Ikeda. Exibição em MP4. Classificação indicativa 10 anos.

 

Depois da noite:

A total ausência de som e os longos planos-sequência revelam as angústias interiores de um menino, entre a rotina da casa e os delírios do mundo externo. 

 

Casulo:

Um homem imerso em seu casulo desarrumado tenta sair mas não consegue. Qual é a saída?

 

Na lata:

O ponto de vista de um objeto descartável: uma lata de cerveja.

 

Entremeio:

Através de uma estética materialista, um olhar sobre os objetos da casa, o dia e a noite, a intimidade e o distanciamento. 

 

Filme Abstrato parte I:

O universo do autor sob quatro perspectivas: a casa, o mundo, as coisas, eu. 

 

18h Cine Casulo – Longas 3: Êxodo, de Marcelo Ikeda. Brasil, 2008. 95´. Exibição em MP4. Classificação indicativa Livre.

(Anti)diário de viagem para a ilha de Florianópolis. O tempo, os lugares físicos e a distância de si. Um filme estrangeiro. “Il et son féminin Île” (Ele e seu feminino ilha) – Edmond Jabès.

 

DOM 17 AGO

16h30 Casulo ao Mar – Curtas 5 / Experiências 2: Spencer, ontem, hoje e sempre. Brasil, 2003. Documentário. Com Fernando Spencer. 10´. + Domingo no parque. Brasil, 2008. Documentário experimental. 12´. + Canção de amor. Brasil, 2004. Silencioso. Com Marcelo Ikeda. 11´. + Rio. Brasil, 2001. Documentário experimental. 6´. + a woman. an airport. an escalator. Brasil, 2007. Experimental. 4´. + a bag in the wind. Brasil, 2005. Experimental. 2´. + Um filme abstrato – parte II. Brasil, 2005. Experimental. 8´. Todos os curtas dirigidos por Marcelo Ikeda. Exibição em MP4. Classificação indicativa Livre.

 

Spencer:

Alguns momentos cotidianos do cineasta e historiador pernambucano Fernando Spencer. 

 

Domingo no parque:

Um domingo no Parque Barigui em Curitiba.

 

Canção de amor:

Uma declaração de amor possível. Uma canção sem som. Um filme sobre o desajeitamento, sobre a crise de expressão e a impossibilidade da linguagem. Um filme sobre a dor. 

 

Rio:

Cenas de um dia entre a manhã e a noite na cidade do Rio de Janeiro. 

 

A woman. An airport. An escalator:

Um plano-sequência de uma escada rolante. Tempo, matéria, espírito. 

 

A bag in the wind:

Um plano-sequência de uma sacola ao vento. Tempo, matéria, espírito. 

 

Filme abstrato parte II:

Sinfonia rítmica de cores e timbres sonoros. 

 

18h Casulo ao Mar – Longas 2: Desertum, de Marcelo Ikeda. Brasil, 2006. Filme de viagem. 81´. Exibição em MP4. Classificação indicativa Livre.

(Anti)diário de viagem para Buenos Aires. Estar lá é não estar aqui, é não estar em lugar algum. O tempo, os locais físicos e a distância. O estrangeiro é um ausente de si mesmo. O autor é o estrangeiro dos estrangeiros. “Estou à procura de um homem que não conheço, que nunca foi tão eu mesmo quanto desde que comecei a procurá-lo.” Edmond Jabès.

 

SEG 18 AGO

16h Casulo ao Mar – Cartas 3 / Cartas do Ceará 2015: Carta do Ceará 2015 #01. Brasil, 2015. 50´. + Carta do Ceará 2015 #02. Brasil, 2015. 6´. + Carta do Ceará 2015 #03.Brasil, 2015. 16´.+ Carta do Ceará 2015 #04. Brasil. 2015. 54´. Videocartas. Todos os filmes dirigidos por Marcelo Ikeda. Exibição em MP4. Classificação indicativa Livre.

 

Carta #1:

Antes e depois. O fora e o dentro. A casa em dois momentos. 

 

Carta #2:

Uma noite. A casa. O vento e seus incensos. 

 

Carta #3:

A casa e seus cantos. São neles que me escondo e que me encontro. O que há de mim ali?

 

Carta #4:

A casa, o quarto, uma janela. Um estudo sobre a luz. O fim de um dia.

 

18h15 Casulo ao Mar – Longas 1: Em casa, de Marcelo Ikeda. Brasil, 2005. Documentário experimental. 78´. Exibição em MP4. Classificação indicativa Livre.

Depois de dez anos, volto à casa. O que há da casa? O que há de mim? O que há de mim em casa? O que há da casa em mim?

 

QUA 20 AGO

17h Realismos: As Três Coroas do Marinheiro (Les trois couronnes du matelot), de Raoul Ruiz. França, 1982. Com Jean-Bernard Guillard, Philippe Deplanche e Nadège Clair. 117’. Legendas em português. Exibição em MP4. Classificação indicativa 14 anos.

Um marinheiro bêbado reconta a odisseia surreal de sua história de vida a um estudante assassino.

 

QUI 21 AGO

17h O Amor Silencioso (Yaaba), de Idrissa Ouedraogo. Burquina Faso/Suiça/França/Alemanha Ocidental, 1989. Com Fatimata Sanga, Noufou Ouédraogo e Roukietou Barry. 90’. Legendas em português. Exibição em MP4. Classificação indicativa 12 anos.

Um pequeno vilarejo, Bila, um garoto de dez anos, faz amizade com uma mulher idosa, Sana. Todos a chamam de “bruxa”, mas o próprio Bila a chama de “Yaaba” (avó).

 

SEX 22 AGO

17h Realismos: Cabeça de Vaca (Cabeza de Vaca), de Nicolás Echeverría. México/Espanha/EUA/Reino Unido, 1991. Com Juan Diego, Daniel Giménez Cacho e Roberto Sosa. 112’. Legendas em português. Exibição em MP4. Classificação indicativa 16 anos.

A história da expedição de Panfilo de Narvaez, que naufraga na costa da Flórida, depois de ser dizimada por flechas indígenas. O sobrevivente “Cabeça de Vaca” é feito prisioneiro e escravizado, tornando-se servo de um xamã transumano, com quem aprende técnicas de cura. Baseado nos escritos do conquistador espanhol Alvar Núñez.

 

SAB 23 AGO

14h Realismos: Sintonia de Amor (Sleepless in Seattle), de Nora Ephron. EUA, 1993. Com Tom Hanks, Meg Ryan e Ross Mallinger. 105’. Legendas em português. Exibição em MP4. Classificação indicativa Livre.

O filho de um recém-viúvo liga para um programa de rádio na tentativa de encontrar uma parceira para seu pai.

 

17h Realismos: Alma Corsária, de Carlos Reichenbach. Brasil, 1993. Com Bertrand Duarte, Jandir Ferrarti e Andrea Richa. 112’. Exibição em MP4. Classificação indicativa 14 anos.

Rivaldo Torres e Teodoro Xavier são poetas e amigos de infância que lançam o livro “Sentimento Ocidental” em uma pastelaria de São Paulo. A dupla convida pessoas dos mais variados estilos para o evento. À medida que a festa avança, relembram a duradoura amizade, que teve início no final da década de 1950.

 

DOM 24 AGO

14h Realismos: Os Prados Brancos (کشتزارهای سپید /Keshtzarhaye sepid), de Mohammad Rasoulof. Irã, 2009. Com Hassan Pourshirazi, Younes Ghazali e Mohammad Rabbanipour. 112’. Exibição em MP4. Classificação indicativa 14 anos.

Rahmat se encontra há anos com os habitantes das ilhas de sal para coletar suas lágrimas, mas ninguém sabe exatamente o que ele está fazendo com elas.

 

17h Realismos: O Atalho (Meek’s cutoff), de Kelly Reichardt. EUA, 2010. Com Michelle Williams, Bruce Greenwood e Paul Dano. 104’. Legendas em português. Exibição em MP4. Classificação indicativa 16 anos.

Os colonos que viajavam pela região selvagem do Oregon em 1845 se encontram encalhados em condições difíceis.

 

SEG 25 AGO

17h Realismos: As Quatro Voltas (Le quattro volte), de Michelangelo Frammartino. Itália/Alemanha/Suíça, 2010. Com Giuseppe Fuda, Bruno Timpano e Nazareno Timpano. 88’. Legendas em português. Exibição em MP4. Classificação indicativa Livre.

Um velho pastor vive seus últimos dias em uma pacata vila medieval situada no alto das colinas da Calábria, no extremo sul da Itália. Ele pastoreia cabras sob um céu que a maioria dos moradores abandonou há muito tempo. Ele está doente e acredita encontrar seu remédio na poeira que coleta no chão da igreja, que ele bebe em sua água todos os dias.

 

QUA 27 AGO

17h Realismos: A Separação (جدایی نادر از سیمین/Jodaeiye Nader az Simin), de Asghar Fahradi. Irã, 2011. Com Payman Maadi, Leila Hatami e Sareh Bayat. 123’. Legendas em português. Exibição em MP4. Classificação indicativa 12 anos.

Um casal é confrontado com uma decisão difícil, melhorar a vida de seu filho mudando-se para outro país ou ficar no Irã e cuidar de um pai que se deteriora e com Alzheimer.

 

QUI 28 AGO

17h Realismos: O Abraço da Serpente (El abrazo de la serpiente), de Ciro Guerra. Colômbia/Venezuela/Argentina, 2015. Com Allakariallak, Alice Nevalinga e Cunayou. 78’. Legendas em português. Exibição em MP4. Classificação indicativa Livre.

Passado em 1909 e 1940, durante a corrida da borracha, segue Karamakate, um xamã amazônico e último sobrevivente de sua tribo, e sua jornada com dois cientistas, o alemão Theodor Koch-Grünberg e o americano Richard Evans Schultes, em busca da yakruna, uma misteriosa planta sagrada de cura.

 

SEX 29 AGO

17h Realismos: Eu Não Sou Uma Bruxa (I am not a witch), de Rungano Nyoni. Reino Unido/França/Alemanha/Zâmbia, 2017. Com Maggie Mulubwa, Henry B.J. Phiri e Nancy Murilo. 93’. Legendas em português. Exibição em MP4. Classificação indicativa Livre.

Em uma comunidade remota da Zâmbia, uma menina é denunciada como bruxa e enviada para uma trajetória de exploração, como membro de um acampamento de bruxas, uma bruxa de aluguel e uma exposição turística.

 

SAB 30 AGO

14h Realismos: Retrato de Uma Jovem em Chamas (Portrait de la jeune fille en feu), de Céline Sciamma. França, 2018. Com Noémie Merlant, Adèle Haenel e Luàna Bajrami. 122’. Legendas em português. Exibição em MP4. Classificação indicativa 16 anos.

Em uma ilha solitária da Bretanha no final do século 18, uma moça pinta o retrato de casamento de outra jovem mulher, e elas criam um laço de intimidade.

 

17h Realismos: Chuva e Cantoria na Aldeia dos Mortos, de Renée Nader Messora e João Salaviza. Brasil/Portugal, 2018. Com Henrique Ihjãc Krahô, Raene Kôtô Krahô e Douglas Tiepre Krahô. 114’. Legendas em português. Exibição em MP4. Classificação indicativa 14 anos.

Ihjãc, um jovem da etnia Krahô, após a morte do pai, se recusa a se tornar xamã e foge para a cidade. Longe de seu povo e da própria cultura, Ihjãc enfrenta as dificuldades de ser um indígena no Brasil contemporâneo.

 

DOM 31 AGO

14h Realismos: Fechar Os Olhos (Cerrar los ojos), de Víctor Erice. Espanha/Argentina, 2023. Com Manolo Solo, Jose Coronado e Ana Torrent. 169’. Legendas em português. Exibição em MP4. Classificação indicativa 14 anos.

Um ator espanhol desaparece durante as filmagens de um filme. Embora seu corpo nunca tenha sido encontrado, a polícia conclui que ele sofreu um acidente à beira de um penhasco. Muitos anos depois, o mistério retorna aos dias atuais.

 

17h Realismos: Atlântico (Atlantique), de Mati Diop. Bélgica/França/Senegal, 2018. Com Mame Bineta Sane, Amadou Mbow e Ibrahima Traoré. 106’. Legendas em português. Exibição em MP4. Classificação indicativa 12 anos.

Em um subúrbio popular de Dakar, trabalhadores no canteiro de obras de uma torre futurista, sem pagar decidem deixar o país pelo oceano para um futuro melhor. Entre eles está Suleiman, o amante de Ada, prometido a outra.

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