Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdo de acordo com a nossa Política de Privacidade .
Clique em "Configurar cookies" para gerenciar suas preferências.
Aberto
Dezembro
Exposição
Nise da Silveira – a revolução pelo afeto
Data Prevista: 17 de Dezembro
apresenta o legado da médica que transformou o tratamento de pessoas com sofrimentos psíquicos, fazendo do afeto uma metodologia científica.
A exposição convida o público a refletir e ressignificar o conceito de loucura através de um mergulho histórico na intersecção entre saúde mental e artes. Criada pelo estúdio M’Baraká em parceria com o Museu de Imagens do Inconsciente, a mostra oferece um recorte científico e histórico da vida e obra de Nise da Silveira e dos artistas do hospital psiquiátrico do Engenho de Dentro.
Cinema
Mostra do Filme Livre (MFL)
Data prevista: 03 de dezembro
A Mostra do Filme Livre (MFL) é um dos festivais de cinema mais inovadores do Brasil, realizado anualmente desde 2002, com destaque para a produção independente. Celebrando o cinema livre e democrático, a MFL exibe filmes que ousam explorar novos caminhos e estilos na linguagem audiovisual, especialmente produções realizadas sem apoio estatal direto. Além das exibições, a mostra conta com debates, premiações e uma programação paralela que inclui oficinas e discussões sobre os filmes.
Música
Alissa Sanders e Sérgio Pererê – Vissungos e Spirituals: Vozes Ancestrais Negras Das Américas
Data Prevista: 20 A 22 de Dezembro
Na busca de reconectar-se com suas raízes ancestrais musicais, Sanders e Pererê voltam ao primeiro instrumento dos seus antepassados: a voz. Os dois artistas vão explorar tradições vocais ancestrais negras de Minas Gerais e do sul dos EUA através de Vissungos e Negro Spirituals.
O repertório é composto por canções que vêm das comunidades que representam. Negro Spirituals, Ring Shouts, Rural Blues e Jazz são o legado dos ancestrais e atuais negros dos EUA. Já os cantos Catopé, Moçambique, Congada e Vissungos do Brasil são o legado dos africanos escravizados de Minas Gerais e seus descendentes.
2025
Exposição
Arte Subdesenvolvida
Data Prevista: 20 de Maio de 2025
Articulando trabalhos de mais de 20 artistas, incluindo documentos históricos, fotografias e escritos, a mostra incorpora manifestações também nos campos da literatura, cinema, teatro e da educação, com obras que adensam a pluralidade artística brasileira, tensionando a relação entre a arte vibrante presente nas paredes e a escassez de recursos e de urbanidade, dos litorais ao interior.